quinta-feira, 1 de março de 2012

Entretenha os Seus Filhos Sem Gastar Uma Fortuna


 Esta semana estive com a filhota doente em casa e apesar de não poder fazer muitas actividades com ela, porque estava gripada, com tosse e febre, a parte de ver um filmes, (estou com uma overdose de Disney Channel) ler histórias e comer pipocas foi o que mais se fez cá por casa, enroladinhas as duas no sofá acompanhadas por um chá bem quentinho.


Então lembrei-me de partilhar com vocês este artigo que se pode adaptar a várias situações.


Foi retirado deste site e apesar de haver muitas mais coisas que se podem fazer com os miúdos, aqui já está uma boa base para se começar a planear actividades.
Espero que gostem.





Com o actual panorama, torna-se mais complicado dar aos filhos tudo o que eles desejam. Por esse motivo há que ter ideias para os manter ocupados e divertidos sem ter de gastar uma fortuna.
A solução passa por se fazer actividades em casa. Quer seja ele sozinho, quer seja com a sua ajuda. Lembre-se que ao você ajudar o seu filho criará uma relação de maior proximidade e cumplicidade, acabando por se divertir os dois a fazer essas actividades.

1.      Façam Desenhos
Uma maneira simples de se entreterem é aproveitar o que a natureza tem de melhor para oferecer. Usando desde folhas, pétalas, penas, ou outros itens é possível criar desenhos interessantes e bonitos.
Incentivar os seus filhos a fazer cópias de desenhos de animais insectos, carros, é outra forma de os entreter e estimular os sentidos deles.

2.      Faça Coroas, Colares
Talvez mais indicado para as meninas…
Pode fazer uma coroa a partir de um pedaço de cartão e decorá-lo com pétalas, folhas, pintado. Para que depois possam brincar com um mundo imaginário.
Os colares podem ser feitos através do uso de folhas, flores atados a um cordel.
Não há limites à criatividade dos seus filhos.

3.      Incentive A Imaginação, Criando Uma História
Todos sabemos que as crianças têm uma imaginação muito fértil, porque não estimular essa imaginação fazendo com que o seu filho crie uma história e a apresente para si.
Para crianças mais novas, essa história pode ser criada através da elaboração de um desenho. 

4.      Faça Uma Caça Ao Tesouro
Se tiver um jardim em casa, ou um parque próximo de sua casa, reúna os amigos dos seus filhos e elabore uma caça ao tesouro. Será uma tarde bem passada e divertida.
É claro que este jogo também pode ser feito dentro de casa, mas se for feito na natureza, muito melhor 

5.      Crie Umas Mini Olimpíadas.
No seguimento da caça ao tesouro, porque não criar diversas actividades para os seus filhos e amigos? Divida-os em grupos e incentive a competitividade saudável.
Ao longo das atividades crie regras e dê pontuação às melhores equipas. No final, distribua um prémio por todos.

6.      Veja Um Filme Com Os Seus Filhos
Outra forma de manter os seus filhos ocupados é ver um filme com eles. De preferência um de que eles gostem. Faça pipocas para acompanhar o filme.

Como vê, existem diversas actividades com as quais pode entreter os seus filhos e eles acharão interessantes. Estas actividades não custarão uma fortuna e podem ser feitas com itens que encontre na natureza, ou já não use.
A maioria das crianças adora criar coisas novas e por isso muitas das actividades listadas baseiam-se nessa criatividade, além de que estará a estimular o seu crescimento e imaginação.

E vocês, o que fazem para entreter os vossos filhos?

2 comentários: