terça-feira, 20 de março de 2012

Bolo de chocolate em pó (Clara de Sousa)



No fim de semana passado fiz este bolinho, fica muito bom e cresce que se farta.

Estou a adorar este livro e já marquei uma série de receitas para experimentar futuramente.




Ingredientes:
6 ovos
75g chocolate em pó
1dl de água quente
250g farinha
3 colheres de chá de fermento em pó
300g açúcar
1 colher de café de sal fino
1dl de óleo
1 colher de sopa de açúcar para as claras (não coloquei)
1 dl de leite (não estava na receita original, mas o meu robot estava aflito a mexer a massa e decidi juntar leite para a massa não ficar tão seca)

Preparação:

Dissolva o chocolate na água quente e deixe arrefecer.
Na taça do robot de cozinha coloque a farinha, o fermento, e o açúcar, misture com uma colher de pau, abra uma cavidade no meio e coloque aí as gemas, o chocolate dissolvido na água, o óleo e o sal.
Ligue tudo a uma velocidade baixa e depois aumente a velocidade deixando bater durante 10 minutos até estar um bom creme.
Entretanto bata as claras em castelo, juntando-lhe quase no final uma colher de sopa de açúcar para prender, (não coloquei o açúcar e bati as claras até ficarem em castelo firme).
Envolva com cuidado as claras na massa do bolo.
Unte e enfarinhe uma forma grande de buraco, (tem mesmo que ser grande (nº 30) porque o bolo cresce muito, ou então será melhor fazer metade da dose) deite-lhe o preparado e leve a forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 1 hora (o meu cozeu em 50 minutos).

Atenção: No livro diz para não abrir a porta do forno na primeira meia hora para o bolo não abater.

Nota: usei o óleo em spray da espiga e aquilo é realmente uma maravilha, nunca mais vou ficar com os dedos todos gordurosos.

11 comentários:

  1. Tem todo o aspecto de ser bem fofinho.
    Bem que comia uma fatia ao lanche...
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Parece mesmo muito bom esse bolo, eu adoro os bolos assim simples, sabem bem em todas as ocasiões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bolo é muito bom, mas eu costumo gostar deles um pouco mais húmidos, mas este ficou perdoado pelo tamanho, é que não me lembro da última vez que um bolo tão grande saiu do meu forno.

      Eliminar
  3. Parece-me mesmo bem... Ando a choramingar para me oferecerem esse livro agora no aniversário :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A farinha é com fermento?
    O aspecto é delicioso

    ResponderEliminar
  5. eu fiz e ficou muito bom mas usei farinha sem fermento...

    ResponderEliminar
  6. Estive a ler as suas receitas e tem pratos fabulosos, e um aspecto bom, confio em si, e vou tentar adaptar algumas à cozinha. Quero dar-lhe os parabéns pelo blog pois é muito bom.
    Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais esteja à vontade decerto que irei seguir também o seu blog.
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Com votos de saúde e grandes vitórias para sua vida.
    Sou António Batalha.

    ResponderEliminar