sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Depois da tempestade...

Esta semana tenho descansado das culinárias, pratos simples, nada de sobremesas, tudo muito há base de sopinhas e pouco mais.
Isto porque a semana passada foi uma corrida entre aniversários.
Segunda-feira, dia 10 o primo F..... fez 15 anos, jantar em casa da tia I....., como ela trabalhava até tarde, eu e a minha prima G... fomos recrutadas para fazer o jantar.
Eu preparei o arroz de Marisco...



A prima G... fez a Lasanha à Bolonhesa


Convém dizer que foi em doses quase industriais, daí o tamanho do tacho e do tabuleiro.
Sexta-Feira dia 14 foi a vez do Avô Paterno do Primo F..... fazer anos.
80 anos, idade bonita!!
Em relações de parentesco não sou nada ao avô do primo, mas em afecto é como se fosse meu avô também, a minha filhota já o trata como tal.
Devido a esta relação de afecto, fomos convidados para o jantar.
Mas desta vez não fui convidada para fazer de cozinheira.



Só de olhar para ele já nasce água na boca.
E a pele, tão estaladiça.
Espero que os que não gostam deste tipo de alimento não se ofendam, mas cá por casa ninguém resiste, até porque vivo na zona do leitão assado à bairrada, é uma das nossas especialidades, já comi de muitas maneiras, mas como se faz na minha zona ainda não encontrei.
Este foi servido acompanhado de batatas de cabidela, assadas no mesmo forno do dito leitão, mesmo por baixo deste, que é para apanhar o molho que vai caindo de dentro do bicho.
Domingo dia 16, foi a vez do meu avô L.......,
79 anos, só nestes dias que é que me mentalizo que eles estão a ficar velhotes, espero que eles não vão embora tão depressa, porque acho que ainda não estou preparada para a sua partida, mas também acho que nunca estarei.
Seguindo, que este post não é para falar de tristezas.
Desta vez a festa foi no restaurante, nada de especial, tirando o pormenor que comi uma costela de vitela grelhada que mais parecia que tinha o animal todo na travessa, de tão grande que era, tive que pedir ajuda aos vizinhos de mesa para conseguir que ela desaparecesse, um bocadinho ao marido, outro bocadinho à tia, e lá consegui que ela fossse desaparecendo, tenho pena de não me ter lembrado de a fotografar.
Cá na família, estamos a perder o hábito de ir à pastelaria comprar o bolo de aniversário, a "tradição" agora é ir à capoeira da avó N..... buscar os avinhos e trazer para minha casa.
Faz-se um pão de ló básico, uma calda de açúcar para deixar o bolo húmido por dentro e um doce de ovos à minha maneira para colocar por cima, nada complicado, ainda não sou tão boa cozinhaira como isso para me aventurar em coisas muito complicadas, mas hei-de lá chegar.
Para isso conto com a vossa ajuda. HIHIHI
Vou aqui colocar uma foto do bolo que fiz para o meu avô.
Os outros dois foram iguais, só mudou as flores e as velas que lhe coloquei por cima.



No próximo post, vou colocar a receita do arroz de marisco, da lasanha e do bolo.

Fica prometido, mas por hoje já chega, que já está aqui um testamento.

Beijinhos e boas culinárias.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo o blog.
    Gostei muito do bolo, simples mas devia estar delicioso, por vezes os bolos em casa são bem melhores do que em algumas pastelarias,vou continuar-te a visitar-te .
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Na minha família já ninguém compra bolos na pastelaria.
    Sou sempre "cravada" para fazer os bolos. hehehe
    Beijinhos

    ResponderEliminar