sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Lasanha à Bolonhesa


Esta é a minha maneira de fazer, rápida e sem muitas complicações, que ainda não arranjei paciência para estar muito tempo a fazer um prato


Ingredientes:


folhas de massa para lasanha. (convem primeiro ver qual a assadeira que se vai levar ao forno e experimentar quantas folhas vão ser precisas. EU costumo fazer 3 camadas de folhas)

queijo e fiambre em fatias q.b.

queijo ralado q.b.

Molho à bolonhesa:

100g a 150g de carne por pessoa, depende da fome da rapaziada.

2 cebolas

3 dentes de alho

1 folha de louro

1 dl de vinho branco

1 lata peq. de cogumelos laminados

2 latas grandes de tomate pelado já cortado (para poupar trabalho), ou então substituir por calda de tomate.

1 cubo de caldo de carne

sal, pimenta e oregãos a gosto

Molho Bechamel.

2 colher de sopa de manteiga

1/2 litro de leite

2 colheres de sopa de farinha

sal, pimenta a gosto.


Preparação:


Cozer as folhas da massa num tacho com água abundante, um fio de azeite e uma pitada de sal.

Deixar cozer entre 5 a 10 minutos, retirar as folhas e mergulhá-las numa taça com água fria.

Entretanto prepare a carne:

Fazer um refogado com a cebola, alho, louro e o cubo de caldo de carne.

Adicionar a carne e mexer muito bem para misturar os sabores.

acrescentar os cogumelos e envolver tudo.

Temperar com sal, pimenta e oregãos.

Acrescentar o vinho branco e deixar cozinhar até reduzir.

Adicionar o tomate e mexer muito bem, deixar cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Rectificar tempero.

Enquanto a carne coze, preparase o molho bechamel.

Num tacho leva-se a aquecer o leite com a manteiga.

Antes de o leite começar a ferver, misturar a farinha e envolver bem, temperar de sal e pimenta e deixar cozinhar até engrossar.


Montagem do prato.

Barrar a assadeira com manteiga e forrá-la por baixo com folhas de massa.

Por cima colocar uma camada de carne.

De seguida fazer outra camada de massa, fazendo outra de carne por cima.

Colocar uma camada de fatias e queijo por cima da carne e outra camada de fatias de fiambre por cima do queijo.

Por fim, outra camada de folhas de massa.

Em suma, fica :

massa, carne, massa, carne, queijo, fiambre, massa.

No cimo, distribuir o bechamel e por último o queijo ralado a cobrir tudo.


Vai ao forno a 200g, mais ou menos 20 a 30 minutos.

Costumo colocar 10 minutos com a turbina e os últimos 10 só com o gril, para ficar bem tostado.


Bom apetite e engordem mais um pouquinho, para eu não me sentir tão sozinha. HIHIHI

9 comentários:

  1. Que lasanha gostosa! Receita anotada!

    Bjus

    ResponderEliminar
  2. ôps! Acho que mandei o comentário anterior pelo blog do maridão. Desculpa!


    Bjus

    ResponderEliminar
  3. Olá Mónica... Muito obrigada pela visita e pelos parabéns relativos à revista Bricolage & Decoração deixados no meu blog...
    Bom fim-de-semana.
    Margarida Tanganho

    ResponderEliminar
  4. oi! que bom que gostou...pode passar sempre por lá, vou passar por aqui tbm, dessa forma alguém visita meu blog, pq niguém conhece ainda ;((( ah, tenho receitas de saladas de frutas quentes, se vc quiser posso enviar por e-mail. vou tentar participar sempre dos desafios, forma de interagir, não é mesmo?? Vc é de Portugal?? meu avô é daí e veio para o brasil a long time! pois, eu já tenho 44 anos, imagina, né??
    beijos!

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pela sua mensagem querida no meu bistrot. :-)

    Tem aqui um blog delicioso! Vou já colocar nos meus links.

    E já agora, não se quer juntar à nossa comunidade de blogs culinários em língua portuguesa?

    É aqui: http://www.cozinhasdomundo.com/

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Vim conhecer teu bloguito e adorei, meus parabéns!! Essa lasanha está com uma cara ótima. hummm. Grande beijo

    ResponderEliminar
  7. hahahaha
    Menina, cozinha é algo que você precisa ir relaxada e tranquila.
    Passar o dia fazendo algo sem ninguém gritar nas suas orelhas.
    Mas quando estou sem tempo, amo fazer lasanha.
    Oh prato bom.
    Bjss querida!
    Boa semana para ti.

    ResponderEliminar
  8. Ai ai ai, lasanha a bolonhesa é sempre bom!!
    Adoramos!!
    beijos

    ResponderEliminar