segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Tarte de maça

Ligo o computador para espreitar uma receita. Ando meia perdida no meio de tanta pasta e ficheiro, quando, no MSN, entra uma grande amiga dos tempos de escolinha.
Depois de um pouquinho de conversa normal, ela pergunta.
"Amanhã estás em casa? Posso passar por aí? Queria conversar um bocadinho".
A resposta. Claro, a minha casa está sempre aberta a quem vem por bem, ainda para mais uma grande amiga com voz de quem precisa de colinho e de um ombro.
Primeira pergunta, o que vou preparar para a receber.
O tempo estava curto, porque já tinha montes de coisas planeadas para esse dia, mas tudo se resolve.
Anoitece, organiza-se o pessoal cá em casa. Tudo para a caminha e eu enfio-me na cozinha, fazer algo rápido, porque o cansaço já aperta.
Há e tem que ser silencioso, para não acordar a mais nova, nada de robot.
Já sei.
Frigorífico, tem sempre lá uma massa folhada daquelas redondinhas que vêm enroladas.
Desenrola-se , forra-se a tarteira.


A seguir recheio.
3 ovos numa taça, mexidos com o batedor de varas (não se pode fazer muito barulho, porque cá em casa já se dorme), um pacote de natas, mexe-se mais um pouco, 4 colheres de sopa de amido de milho (eu uso maizena), mexe-se outra vez, junta-se mais 3 colheres de sopa (mal cheias) de açúcar, e mexe-se mais um pouco, por fim, junta-se umas pitadas de canela em pó (aqui fica ao gosto de cada um), eu como gosto muito desta combinação, maça e canela, abuso da canela, foi um tal de despejar. Mexe-se uma última vez.
Despeja-se o creme dentro da tarteira.
Por último maças, 2 ou 3, depende do gosto e do tamanho das mesmas.
É neste tipo de receitas que dou uso a algumas das "bujigangas" que tenho cá por casa.

Descascam-se e descaroçam-se as maças, corta-se em bocadinhos, ou em fatias depende dos gostos (no meu caso depende mais da neura, porque gostar, aqui gosta-se de qualquer forma).
Coloca-se a maça distribuída pela forma e forno, mais ou menos 30 minutos a 180º.
Quando estava pronta tirei-a para fora, desenformei-a, cobri-a e fui-me deitar.


No dia seguinte quando me levanto e vou tomar o pequeno almoço, encontrei-a assim.

Antes de sair para trabalhar o meu marido não resistiu e "atacou-a"





Sem comentários:

Enviar um comentário