quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Bolo de Citrinos


Para quem gosta de sabores ácidos, este bolo é sucesso na certa.
Na minha casa desapareceu enquanto o diabo esfregou o olho.
É preciso:
290 g de manteiga
290 g de açúcar
Raspa de 1 limão
Raspa de 1 lima
Raspa e sumo de 1 laranja
5 ovos
300 g de farinha
1 c. (chá) de fermento em pó
Ao trabalho:
Amasse bem a manteiga com o açúcar e, quando deixar de sentir o granulado, junte a raspa dos 3 citrinos, o sumo da laranja e os ovos, um a um.
À parte, peneire a farinha com o fermento.
Envolva no preparado inicial e misture com uma vara de arames.
Unte com manteiga e polvilhe a farinha uma forma e verta dentro a massa.
Leve a forno pré-aquecido a 180 ºC, por 45 minutos.
Passado o tempo, retire o bolo do forno e desenforme depois de arrefecer.
Esta parte é importante, porque o bolo fica tão fofo, que se o desenformar ainda quente ele parte-se.
Eu não tive paciência e desenformei-o morno, mas como ficou meio de lado no prato, tentei endireitá-lo, acabando por o rachar
Bom apetite.

4 comentários:

  1. hehehe coitado do diabo, ficou com as lombrigas atiçada hehehe
    Eu amo bolo citricos, mas ainda não fiz desde que me mudei, acho que amo da minha mãe hehehe
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. sou mestre em desenformar o bolo morno e depois tentar ajeitá-lo! :)
    O seu ficou com aparência de ser MTO macio! bjos

    ResponderEliminar
  3. como cresceu bem seu bolo. Deve ser delicioso.

    bjks

    ResponderEliminar
  4. Nana.
    Não foi o dito que ficou com os bichinhos atiçados, porque nem deu tempo dele ver o bolo. Sumiu rápido. Na próximo deixo uma fatia para provares.
    Beijinho.

    Glau.
    Eu sou mestra no desenrascanço, faço a desgraça, tento consertar e depois arranjo uma forma de esconder a porcaria que fiz.
    Hehehe.
    Um desejo para o Pai Natal, que ele me arranje mais paciência.
    Beijinhos

    Vivian.
    Realmente é muito bom e cresceu bem.
    Antigamente meus bolos ficavam tipo elástico, pequenitos e estranhos, não pareciam bolos.
    Agora agarrei jeito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar