segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Lulas grelhadas

A parte boa de viver numa aldeia é que há espaço e lugar para tudo.
Pode-se parar com o carro na berma da estrada para trocar dois dedos de conversa com uma amiga que ia a passar, sem incomodar ninguém, há tão pouco transito que ninguém se incomoda muito, porque o outro lado da estrada normalmente está desocupado.

Melhor do que isto, é chegar a casa e poder fazer um grelhado no carvão, em pleno Inverno, quando lá fora já é noite, está um frio de rachar e chove a potes, clima típico do mês de Dezembro.
Em casa tenho a sorte de ter uma churrasqueira interior, é só sair na porta da cozinha e descer umas escadas.

Sexta-feira à noite, véspera de fim de semana grande, não há nada melhor do que chegar a casa e preparar uma fogueira na churrasqueira, a seguir ir enfiar a piolhita mais pequena no banho e comer um belo dum grelhado.


Cá em casa saiu assim.

É preciso:

entre 500g a 1kg de lulas limpas. (cá para casa comprei 1,500kg de potas congeladas por arranjar, porque fica muito mais em conta do que comprar as lulas frescas, e na minha opinião o sabor não difere muito)
2 batatas a cada pessoa (eu fiz mais ou menos 8 batatas)
1 folha de louro
sal, azeite q.b.

O meu marido faz azia a muitos alimentos, entre os quais o azeite cru, pelo que sempre que algum prato pede azeite cru, tenho que "inventar" uma forma de o cozer, daí saiu um dos molhos que fui inventando e que agora acompanho em alguns grelhados.

Para o molho
1 cebola picada finamente
1 ramo de salsa picada finamente
1 colher de chá de pimentão doce
100 ml de azeite.

Ao trabalho.

Arranjar com antecedência as lulas e colocá-las a marinar com sal, um pouco de vinho branco e sumo de 1 limão, deixar assim por 2 a 3 horas no frigorífico.

Descascar as batatas e cortar em 2 ou 4 bocados, depende do tamanho das mesmas.
Cozer em água temperada com um pouco de sal, azeite e uma folha de louro.

Colocar as lulas a grelhar.

Entretanto preparar o molho.
Colocar numa taça a cebola, a salsa e o pimentão doce.
Num tacho pequenino levar o azeite a aquecer durante 1 ou 2 minutos.
Despejar o azeite por cima e mexer bem para misturar.

Servir as batatas com as lulas num prato e regar com o molho.
Servir acompanhada de salada a gosto, no meu caso foi de tomate, temperada com cebola, sal, azeite, sumo de limão e oregãos.

Bom apetite.

6 comentários:

  1. Como eu gostava de poder grelhar umas coisitas assim como tu... mas moro num apartamento, no 3º andar, estás a imaginar?
    Adoro lulas grelhadas, já experimentaste meter-lhes dentro um rolinho de fiambre e queijo?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Lulinhas grelhadas são uma delícia :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Anna.
    Realmente nunca me tinha passado pela cabeça meter-lhe nada dentro, mas da próxima vez acho que vou experimentar.
    Quanto ao 3º andar, podes-te sempre socorrer dos grelhadores eléctricos, não é a mesma coisa, mas resolve.
    Beijinhos

    Mesa para 4
    Obrigado pela força
    Beijinhos

    Edinha
    Cá em casa adoramos.
    Até a minha filhota de 3 anos já gosta.
    Acho que não conseguia viver sem comer lulas grelhadas, o sabor é fantástico.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. também faço muitas vezes em casa mas costumo meter-lhes dentro cubinhos de chouriço.
    a minha filha adora..
    é bom vivermos fora da cidade, não é?
    eu nesse aspecto também sou uma priveligiada... lol!

    ResponderEliminar
  5. Olá. eu tb adoro lulas grelhadas, mas eu nunca acerto, as minhas ficam sempre duras, será que me podia dizer +/- o tempo que devo de deixar a grelhar?
    Obrigado

    ResponderEliminar