segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Pão da minha avó

Fui criada pela minha avó materna, por isso tenho por ela um amor e carinho muito especial.

Tenho o privilégio de puder almoçar em casa dela sempre que quero, normalmente é todos os dias da semana.

Mas, esta semana não vou puder fazer isso, porque ela foi passar uns dias a França, visitar 4 filhos que lá vivem.

No entanto ela é um espectáculo e não queria que aqui ficássemos com saudades dela, então antes de ir preparou um almoço há avó. hihihi.
Há avó, porque fez pão caseiro, amassado há mão e cozido no forno a lenha, assou bacalhau na brasa que depois colocou numa taça e adicionou cebola às rodelas e azeite, fez sardinha "torrada na telha, não sei se já ouviram falar, mas a sardinha vai para o forno dentro de uma telha e é polvilhada, por cima, abundantemente com farinha.
Além disso fez batatas a murro, ou seja assou-as no forno com a pele.

Mas a atracção destes almoços é sempre o pão.
Vamos buscá-lo há saída do forno e começa-mos logo a comer barrado com manteiga, é um pecado muito calórico, mas é tão saboroso que ninguém resiste.
E desta ela esmerou-se, fez o pão meio doce, com abóbora, hum, uma delícia.

Para não sentirmos muitas saudades dela, fez pão a mais para que pudéssemos trazer um para casa. Não resisti a partilhar com vocês.

O que vocês vêm branco na foto é batata.



Neste momento ela já lá está e regressa dia 23, convém dizer que foi a sua primeira viagem de avião e ela já passou a barreira dos 70 anos, correu tudo muito bem e estou desejosa que ela regresse.
Beijinhos Avó.

6 comentários:

  1. Eu cá, não conhecia essa técnica de torrar sardinha na telha, mas parece-me saboroso, com uns pimentinhos assados (pode ser na telha, não me importo), e um naco de broa, ou melhor desse pão da tua avó. Gostava de o experimentar na MFP, vê se consegues a receita! :)

    ResponderEliminar
  2. Que máximo,desconhecia essa da sardinha na telha,gostei!
    Qt ao pão minha querida isso é maldade,nem um pouquinho para aqui,ai,ai....
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Que rica avó, um beijinho para ela.
    O pãozinho está divino e sendo feito pela avó melhor ainda, boa semana, bjs.

    ResponderEliminar
  4. Que rica avó, um beijinho para ela. Receitinha bem saborosa de pãozinho ainda mais quando feito pela nossa avó, boa semana, bjs.

    ResponderEliminar
  5. Olá!!!
    Em primeirissimo lugar agradeço imenso as suas palavras no meu blog, muito obrigada!
    Em segundo dou-lhe OS MEUS SINCEROS PARABÉNS pelo que escreveu sobre a sua AVÒ o que é revelador de uma NOBREZA inigualável!!!!
    Presumo que a sua avó se sinta muitissimo orgulhosa de si!
    Um grande beijinho para si e bom regresso á avó!
    Maria lemos

    ResponderEliminar
  6. Pracinha, dediquei-te um selinho de amizade no meu blog. Beijinhos:)

    ResponderEliminar